quarta-feira, 29 de abril de 2015

11º Encontro Nacional do Apostolado da Oração

No último sábado de abril (25), antes de o sol aparecer, participantes, com suas fitas vermelhas, já aguardavam a abertura dos portões de Edições Loyola. Membros e líderes do Apostolado da Oração (AO) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) de vários estados marcaram presença, entre eles: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, e também 13 cidades da grande São Paulo. Estiveram reunidas mais de 200 pessoas no auditório localizado no bairro do Ipiranga, SP.

A 11ª edição do Encontro teve como tema central "A entronização do Coração de Jesus", com a participação do novo Diretor Nacional do AO-MEJ, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, e do Pe. Roque Schneider, SJ. Os trabalhos se iniciaram com oração conduzida por Pe. Eliomar, que se apresentou ao público e o acolheu com fervor. Logo em seguida, deu início à sua palestra: "Porta aberta para um Coração que abençoa! A entronização da imagem do Coração de Jesus nas casas".

Nessa palestra, Pe. Eliomar destacou os desafios e os cuidados que todo membro do AO deve ter como compromisso. "Recordamos que a entronização é uma das 12 promessas que foram reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque e tem fundamentação no texto bíblico de Lucas 19,9: 'Hoje a salvação entrou nesta casa'".

"A revelação feita por Jesus a Santa Margarida deu origem à 9ª promessa: 'Abençoarei a casa em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu Coração'. Para nós, a imagem é sacramental; se a temos em nossa casa é para pedir a proteção de Deus. A devoção é algo externo que deve me conduzir para um movimento interior, o desejo de ter o meu coração igual ao de Jesus", afirmou.

Segundo Pe. Eliomar, a primeira missão como membros do AO-MEJ é ajudar a devolver a saúde ameaçada neste mundo, como testemunhas do Cristo e de seu Coração. "A oração nos equilibra, nos dá inteligência, capacidade de organizar a vida e, para nós, o mais importante é o encontro com o Senhor através da oração, pois a nossa missão é rezar. Gente que não reza não para de pé", ressaltou.

Pe. Roque Schneider, SJ, apresentou o tema: "Coração de Jesus, entra na minha casa! A importância da entronização do Coração de Jesus em nossas famílias" e discorreu sobre como resgatar a consagração das famílias. "Precisamos reverter a situação, retornar às fontes, recolocando Deus em nossos lares. A mãe da família mais realizada do mundo chama-se alegria, o pai chama-se motivação, o filho chama-se trabalho e a filha, perseverança".

Assim como Pe. Eliomar, Pe. Roque sugeriu que zeladores(as), diretorias e o AO em geral consigam estampas, imagens do Coração de Cristo, colocando-as à disposição da comunidade e "busquem difundi-las amplamente pela paróquia, motivando as famílias, o povo".

De acordo com Pe. Roque, a espiritualidade do Coração de Jesus nasceu no alto do Calvário. "A devoção do Coração de Jesus situa-se no centro do cristianismo. Enraíza-se no Evangelho, com fundamentação teológica, bíblica, eclesial."

O evento também contou com a participação do Pe. Alexandre R. de Souza, SJ, diretor do Anchietanum em São Paulo, capital. Sua palestra teve o objetivo de levar o público a refletir sobre os desafios do mundo juvenil, com a proposta: "O Coração entra em nossa casa, lugar da morada de Deus". Mencionou que os jovens mejistas estão se preparando para a comemoração dos cem anos do movimento, que será realizada no mês de agosto, em Roma.

"Quando queremos criar um grupo do MEJ, precisamos estar atentos ao Coração de Jesus e às realidades de cada jovem, atento ao meio em que ele vive e que está inserido, sentir e perceber todos os desafios que existem. O jovem carece de espiritualidade e, quem sabe, o Apostolado da Oração atento, ativo e unido em oração possa ser um meio para resgatar e integrar parte dos jovens marginalizados à sociedade. O Coração de Jesus nos convida a romper barreiras e criar um diálogo em ambas as gerações", enfatizou Pe. Alexandre.

Durante o dia, houve momentos de louvor, animação e Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento. Ao final do evento, foi celebrada missa em honra ao Sagrado Coração. O Diretor Nacional, Pe. Eliomar, SJ, finalizou a homilia dizendo: "O AO nasce dessa experiência mais profunda com Cristo que nos leva à missão. Nós somos chamados a ser sinal de comunhão, de misericórdia, a tratar os outros sempre com amor, como Cristo quer o bem a todos, porque o Pai quer a salvação para todos. Ninguém fica de fora do Plano de Deus".

Texto: Vanessa Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário