quinta-feira, 3 de julho de 2014

Centenário do MEJ


UMA BELA HISTÓRIA... 100 ANOS #CentenárioMEJ

Crescia o número de jovens nas fileiras do Apostolado da Oração, Liga Santa do Coração de Jesus, que já crescia em todo o mundo e conquistava o Coração da Igreja.

Chegamos ao mês de janeiro de 1865... Era época de grandes agitações: o Papa Pio IX, prisioneiro e exilado pelas tropas que queriam conquistar Roma, precisava do apoio dos cristãos. De novo os corações jovens do AO se abrasaram e queriam defender com suas vidas o Santo Padre. Inspirado no exemplo do Padre Gautrelet, o Diretor Espiritual do Colégio Tívoli de Bordéus (França), o Padre Leonardo Cros, funda um novo movimento, a “Milícia do Papa”, como forma de os jovens serem soldados do Papa de um modo especial: com suas orações, horas de silêncio, sacrifícios, comunhões e principalmente o oferecimento diário. A nova Milícia recebeu o nome de Liga do Coração de Jesus para as Casas de Educação e rapidamente conquistou o carinho do Papa Pio IX, que concedeu-lhe as primeiras Indulgências em 10/12/1868, renovadas de forma perpétua (para todo o sempre) em 21/04/1870. Neste mesmo ano, o Padre Enrique Ramiére, segundo Diretor Geral do AO, transformou a Milícia do Papa em seção do AO, rapidamente difundida em vários países da Europa.

Somos soldados da Milícia... Somos pequenos da Cruzada... Somos jovens do MEJ, vivemos uma espiritualidade iniciada há 170 anos.

Na próxima quinta-feira, veremos um pouco sobre o funcionamento da Milícia do Papa. Será que parecia com o atual MEJ? Aguardem!

FONTES CONSULTADAS:
-- Manual da Milícia do Papa. 1870.
-- Padre Enrique Ramiére. El Apostolado de La Oración. Barcelona, 1865.
-- Laloux Ludovic. As Origens da Cruzada Eucarística durante a Grande Guerra.
-- Javier Perez Enciso, SJ. Manual do MEJ do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário